Quando está a tentar coordenar a venda e a compra de uma casa ao mesmo tempo, existem vários fatores que precisa ter em conta para garantir que tudo corre bem. Se está a vender a sua casa e deseja comprar uma nova ao mesmo tempo, existem algumas questões em que deve pensar para tornar a sua mudança o mais tranquila possível.
A verdade é que negócios que realmente envolvem a compra e venda de uma casa em simultâneo são raros hoje em dia, especialmente quando há financiamento envolvido. Os regulamentos estabelecidos para proteger os consumidores tornaram estes procedimentos muito difíceis de realizar. Normalmente o que costuma acontecer é a venda da casa primeiro, em seguida a liquidação da hipoteca e, finalmente, a compra da nova casa.
Vender a sua casa antes de comprar é a alternativa que envolve menos riscos, pois nenhuma transação depende da outra. No entanto, isso exige uma mudança extra e ter um lugar para morar enquanto procura a sua nova casa. Em termos de conveniência e custo, nem sempre é o melhor cenário. Se tem a capacidade de garantir um arrendamento de curto prazo ou guardar os seus pertences e ficar com a família, pode aproveitar e reservar algum tempo para procurar e encontrar a sua nova casa. Uma opção que às vezes funciona nestas situações é arranjar uma forma de permanecer na sua casa atual até a compra da sua nova casa estar concluída. Isso pode acontecer de duas formas: com um prazo mais alargado para escritura acordado no contrato de promessa ou arrendar a sua antiga casa aos novos proprietários. Esta solução apenas funciona quando os compradores não estão com pressa de se mudar ou são investidores.
Comprar antes de vender, em termos de conveniência é a solução ideal. Neste cenário, tem tempo suficiente para se mudar e talvez fazer algumas obras ou decorar a casa antes de se mudar. Se tem a possibilidade de obter e pagar um segundo financiamento em simultâneo ou possui capitais próprios para adquirir a nova casa a pronto pagamento, esta pode ser uma ótima opção para si. Lembre-se de considerar realisticamente quanto tempo pode manter os dois imóveis - incluindo os custos de manutenção - caso demore mais do que o previsto para encontrar um comprador para a sua casa atual. Neste cenário, poderá arrendar a sua nova compra aos vendedores ou disponibilizá-la para um arrendamento de curto prazo, enquanto espera pela venda da sua casa atual.
Ao coordenar uma compra e venda, considere cuidadosamente cada um dos cenários. A última coisa irá desejar é ter problemas que advenham de um vendedor ou comprador que não esteja comprometido com o negócio. Embora nenhum negócio esteja garantido até a escritura estar assinada, quando precisa que uma compra ou venda coincidam com a sua programação, deve avaliar cuidadosamente com quem assina e as condições de um contrato de promessa. Um contrato com contingências em outros negócios em andamento, um comprador que deixa algumas dúvidas sobre a aprovação final do financiamento, um sinal baixo, ou vendedores cujos os planos de mudança são questionáveis são sinais de alerta a ter em conta.
A realidade é que a compra e a venda de uma casa, por si só, já são processos complexos. Quando adicionamos à equação a sincronização da venda com a compra, a melhor solução passa por trabalhar com alguém que tenha experiência em cada um dos processos, que possa avaliar a sua situação e lhe possa ajudar a evitar problemas.
A nossa equipa poderá ajudar a encontrar a solução certa paras si.